fbpx

A Estrela Devoradora de Planetas – Space Today TV Ep.1399

—————————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

—————————————————————————–

Existem estrelas no universo que são muito misteriosas.

Quem é que não se lembra da Estrela de Tabby, aliás, nota mental, faz tempo que não se fala nela, vou procurar algo sobre ela depois.

Mas não é só ela que tem comportamento estranho, existe uma estrela chamada RW Aur A, que vem intrigando os astrônomos desde 1937, isso mesmo, desde a década de 30.

A estrela sempre apresentou uma diminuição de brilho, depois voltava a brilhar intensamente, e os astrônomos sempre pensando o que seria.

Essa estrela é jovem, possui poucos milhões de anos de vida e ainda deve estar circundada pelo que chamamos de disco protoplanetário, ou seja, o local, onde os planetas se formam, ela também tem uma companheira de mesma massa.

Os astrônomos usando simulações computacionais viram que esse comportamento da estrela poderia ser causado pela queda de planetas no seu interior, mas nunca conseguiram comprovar isso.

Os astrônomos resolveram então apontar o Observatório de Raios-X Chandra para a estrela e detectar a emissão de Raios-X dela.

E pela emissão na linha do ferro descobriram que ela pode ter devorado planetas e isso explicaria o fato dela apagar.

#DEVORADORADEPLANETAS

Fonte:

http://chandra.harvard.edu/photo/2018/rwaur/animations.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.