fbpx
12 de dezembro de 2024

A Estratégia de Coleta De Amostras do Perseverance No Delta da Jezero

As últimas semanas têm sido umas das mais animadoras para a equipe de ciência do rover Perseverance da NASA. No local conhecido como Enchanted Lake, a equipe conseguiu dar uma primeira olhada no que parecem ser algumas das camadas sedimentares mais basais do delta da Cratera Jezero.

Desde então, a equipe retornou para o local conhecido como Three Forks e então começou a subir o delta perto do local conhecido como Hawksbill Gaap. E é ao longo da rota por esse caminho que a equipe do Perseverance tem a intenção de conduzir a maior parte das atividades de coleta de amostras nessa etapa da campanha conhecida como delta front.

Só para lembrar, o Perseverance já está levando com ele 8 amostras coletadas durante a campanha realizada no assoalho da Cratera Jexero. Essas amostras contém rochas de Marte e estão seladas em tubos e guardadas dentro de um compartimento na barriga do rover. A estratégia de coleta de amostras do rover envolve seguir uma sequência cuidadosamente coreografada de eventos. Durante a campanha no assoalho da cratera essa sequência foi realizada para cada coleta de amostras, entre as atividades dessa sequência podemos citar, a abrasão, a aproximação, a ciência remota analisando a amostra, a coleta da amostra e a verificação se a amostra foi coletada com sucesso.

NA região de Hawksbill Gap, a estratégia será diferente, uma primeira parte da sequência de coleta de amostras será realizada primeiro, a abrasão e a coleta de observações usando os instrumentos científicos, e isso será realizado em 5 locais distintos. Depois disso, quando o Perseverance descer pelo local na sua volta, 3 desses locais serão selecionados para ter amostras coletadas.

Essa modificação na estratégia de amostragem foi determinada pela equipe para fornecer uma valiosa informação de contexto à medida que o rover escala o Hawksbill Gap e à medida que a equipe do rover interpreta a estratigrafia do delta. Com os dados científicos em mãos é então possível voltar e selecionar os locais de amostragem para garantir que as rochas com maior valor científico estarão sendo coletadas. Claro que essa estratégia ainda pode mudar e a equipe coletar amostras em qualquer ponto imediatamente, se após a abrasão da rocha, for decidido de cara que essa é uma amostra interessante de ser coletada. Nos próximos dias e semanas a equipe do rover Perseverance pretende começar as atividades de abrasão em Hawksbill Gap e assim sentir pela primeira vez o gosto do Delta da Jezero!!!

Fonte:

https://mars.nasa.gov/mars2020/mission/status/381/sampling-strategy-for-the-delta-front-campaign/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo