A Estrada Para O Futuro

potw1424a


observatory_150105Esta nova imagem mostra o progresso na construção da estrada, plataforma e vala de serviço do local que acolherá o futuro European Extremely Large Telescope (E-ELT) no Cerro Armazones. O campo base pode ser visto embaixo à direita e a nova estrada aparece contornando o sopé da montanha.

A companhia chilena ICAFAL Ingeniería y Construcción S.A. deu início aos trabalhos de construção civil em março de 2014, com a construção de uma estrada que levará ao topo da montanha. Prevê-se que a construção dure 16 meses. A estrada, que dará o acesso necessário para que se possa construir futuramente o telescópio gigante, terá 11 metros de largura, 7 dos quais serão pavimentados com asfalto.

Um trabalhador da empresa, Sebastián Rivera Aguila, obteve esta fotografia na quinta-feira dia 12 de junho de 2014 quando, numa viagem de avião, passou por cima da montanha. Sebastián expressou o seu entusiamo: “É realmente difícil construir no deserto e eu sinto-me muito orgulhoso e feliz por fazer parte deste projeto tão importante. Quero agradecer à ICAFAL e ao ESO a oportunidade de poder participar em algo que fará um dia parte da História.”

Na quinta-feira, dia 19 de junho de 2014, a ICAFAL irá detonar a área no topo do Cerro Armazones, deslocando cerca de 5000 toneladas de rocha. Esta detonação faz parte do processo de nivelamento de larga escala que irá ajudar a modelar a montanha, de modo a que nesta se possa acomodar o telescópio de 39 metros e os edifícios associados ao observatório. Uma cerimónia oficial para marcar este evento terá lugar no Observatório do Paranal, situado a 20 quilómetros do local onde ocorrerá a explosão. O evento será transmitido online via webcast naLivestream das 17:30 às 19:30 (hora de Portugal Continental), embora este horário esteja ainda sujeito a alterações. Os interessados podem também seguir um live tweeting em @ESO na hashtag #EELTblast e fazer perguntas, em inglês, às quais tentaremos responder  em tempo real o melhor que nos for possível.

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1424a/


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.