fbpx

A Erupção do Vulcão Tungurahua de 2006

As vezes o Vulcão Tungurahua gera erupções espetaculares. A imagem acima mostra rochas derretidas tão quente que elas brilham de forma visível descendo os flancos do vulcão a 5000 metros de altura, enquanto que uma nuvem escura de cinza vulcânica é vista sendo ejetada para a esquerda. Nuvens brancas são vistas fluindo ao redor do pico iluminado pela lava enquanto que um céu estrelado pode ser visto mais a distância. A imagem acima é espetacular mas não é muito recente, ela foi feita em 2006, à medida que as cinzas vulcânicas caíam ao redor do fotógrafo aventureiro. Localizado no Equador, o Vulcão Tungurahua tem se tornado ativo aproximadamente a cada 90 anos pelo menos nos últimos 1300 anos.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120402.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.