A Era dos Ônibus Espaciais Começava a 30 Anos Atrás

Normalmente conhecido como simplesmente o ônibus, o veículo orbital é tanto o cérebro como o coração do Space Transportation System da NASA. Por esse motivo que você vê a sigla STS antes de cada voo de um ônibus espacial. Com aproximadamente o mesmo peso e tamanho de um avião DC-9, o veículo orbital contém um compartimento pressurizado para a tripulação (onde cabem até sete astronautas), o compartimento de carga e três motores principais montados na parte final do veículo.

No dia 12 de Abril de 1981, ou seja, há 30 anos atrás, o comandante John Young e o piloto Robert Crippen rugiram até o espaço na primeira missão de um ônibus espacial. Vinte anos antes, no dia 12 de Abril de 1961, o cosmonauta Yuri Gagarin deu início a era do homem no espaço ao se tornar o primeiro ser humano a ver a Terra desde o espaço e voltar com vida.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1916.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.