fbpx

A Eclíptica e Alguns de seus Elementos

Quatro verdadeiros faróis celestes e um triângulo apagado de luz, seguem o plano da eclíptica, a medida que o arco se levanta nessa paisagem do hemisfério sul. Essa imagem obtida numa noite de inverno de julho no Lago Taupo na Ilha Norte da Nova Zelândia, mostra Vênus, Regulus (a estrela alfa da constelação de Leão), Marte e Saturno, a partir do canto inferior esquerdo até o canto superior direito. A delicada luminosidade da luz zodiacal, raios de Sol que são espalhados pela poeira ao longo da eclíptica, também pode ser visível como nascendo acima do horizonte a partir do canto inferior esquerdo. Definida como sendo o plano de passagem do Sol e dos planetas através do céu, o plano da eclíptica se localiza muito baixo no horizonte em Julho no hemisfério norte. Amanhã dia 11 de Julho de 2010, final da copa do mundo, a Lua e o Sol irão se encontrar nesse plano da eclíptica proporcionando o belo fenômeno do eclipse total do Sol, que será visível em uma estreita faixa no Pacífico Sul.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap100710.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.