A Distância Percorrida Pela Luz no Odômetro de um Carro

Suponha que você está andando numa estrada a noite e resolve checar o odômetro do seu carro. No começo de Maio de 2011, quando viajava o astrônomo Dennis Mammana resolveu fazer isso e se deparou com um número que para os astrônomos e físicos pode ser considerado mágico, 186282 milhas. Esse é o número de milhas que a luz viaja em um segundo. Ou se você preferir em quilômetros, o número é 299792. O astrônomo viaja por inúmeros observatórios, festas de observação, férias entre outras viagens com o seu utilitário esportivo e precisou de 13 anos para cobrir a distância que a luz cobre em um segundo. Claro que como é astrônomo o próximo marco em seu odômetro que ele espera ver é a distância entre a Terra e a Lua.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110528.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.