fbpx

A Diferença Marcante dos Terrenos Próximos do Polo Norte de Mercúrio

EW1039881827G.3band.mapped


observatory_15010541A imagem acima mostra uma borda marcante existente entre os terrenos suaves e acidentados localizados próximos do polo norte de Mercúrio. Essa acidentada parede de montanhas criaria uma visão impressionante para um aventureiro, ou para um rover depois dele cruzar as extensas planícies do norte de Mercúrio.

Essa imagem foi adquirida como parte da campanha de imageamento colorido de ângulo de fase mínima do instrumento MDIS. Perto da região polar norte, o ângulo de incidência (medido a partir da vertical) é sempre ligeiramente alto, pois o Sol está baixo no horizonte. A campanha de imageamento colorido de ângulo de fase mínima, adquiri imagens sob condições que minimizam as sombras em uma imagem observando a superfície praticamente da mesma direção da iluminação do Sol, o que minimiza a fase do ângulo. Imagens são adquiridas  por meio de cinco dos filtros coloridos de banda restrita da câmera WAC, para regiões ao norte da latitude 60 graus norte, com uma resolução média de 500 metros por pixel. A campanha de imageamento colorida de ângulo de fase mínima, começou em Março de 2013.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1387


alma_modificado_rodape10531

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.