A Curiosity Continua Seus Exercícios: Agora Subindo Rampa

A sonda Curiosity que será na realidade um laboratório de ciências de Marte que a NASA irá lançar ao planeta vermelho em Agosto de 2012, está se exercitando cada dia mais, agora ela já consegue subir rampas como mostram os testes realizados no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

A Curiosity utiliza o mesmo sistema de seis rodas com suspensão de bugie, que já é utilizado pela NASA nas outras sondas que estão atualmente em ação em Marte. Com esse sistema é possível para sonda andar sem muitas dificuldades pelo terreno acidentado do planeta. Suas rodas tem um diâmetro de meio metro, e são duas vezes mais altas que as rodas instaladas nas sondas Spirit e Opportunity que atualmente se encontram no planeta.

O lançamento do Mars Science Laboratory como também é conhecido está programado para acontecer na janela entre 25 de novembro e 18 de Dezembro de 2011. A missão está sendo desenvolvida para operar a Curiosity durante um ano marciano completo que é equivalente a dois anos na Terra.

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art22293/nasas-next-mars-rover-rolls-over-ramps.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo