fbpx

A Cratera Pahinui em Mercúrio

EN0220635824M.nomap

observatory_150105Uma das nove recém nomeadas crateras de Mercúrio, a Cratera Pahinui possui intrigantes cavas ao redor se seu pico central. A Cratera Pahinui recebeu esse nome em homenagem ao músico havaiano, Gabby Pahinui, uma figura importante do Renascimento Haviano dos anos 70 e mestre da guitarra slack-key, um estilo originado do Havaí.

A imagem acima foi capturada como parte da geração do mapa base morfológico de superfície de alta resolução do instrumento MDIS. O mapa base morfológico de superfície cobre mais de 99% da superfície de Mercúrio com uma resolução média de 200 metros por pixel. As imagens adquiridas para o mapa base morfológico de superfície normalmente são obtidas com o Sol fora da vertical, ou seja, com altos ângulos de incidência, e possui sombras visíveis de modo que se pode revelar com clareza a forma topográfica das feições geológicas.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1122

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo