fbpx

A Cratera Nureyev em Mercúrio

EW0248431518G.3band.nomap_str


observatory_150105A brilhante cratera raiada Nureyev está no centro dessa dramática visão feita em direção do limbo leste de Mercúrio. O nome da cratera foi dado em homenagem ao dançarino de ballet Soviético/Britânico Rudolf Nureyev, que morreu em 1993. Esse conjunto de imagens coloridas foi obtido com uma fase de ângulo relativamente baixo e consequentemente é dominada por variações na refletância inerente e na cor da superfície. A forma da cratera pode ser melhor percebida na imagem com ângulo de fase maior (mostrada abaixo), permitindo que as sombras revelem a topografia da superfície.

EN0212936624M.map


A imagem acima foi adquirida como parte da campanha de imageamento de alta resolução de 3 cores do instrumento MDIS. O mapa produzido nesta campanha complementa o mapa base de 8 cores (com uma resolução média de 1 km/pixel) adquirido durante a missão primária da sonda MESSENGER que imageou a superfície de Mercúriocom um subconjunto de filtros coloridos na mais alta resolução possível. Os três filtros coloridos de banda restrita estão centrados nos comprimentos de onda de 430 nm, 750 nm e 1000 nm, e as resoluções das imagens variam de 100 a 400 metros por pixel no hemisfério norte de Mercúrio.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1307


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo