A Cratera Necho na Lua

A cratera Necho na Lua, é uma cratera com idade Copérnica, com 30 km de diâmetro e localiza-se no lado escuro da Lua, nas coordenadas 5?S, 123?E. Essa cratera recebeu esse nome em homenagem ao faró egipício, essa cratera formou-se nas terras montanhosas da Lua e tem uma complexa estrutura e morfologia. Os raios brilhantes da cratera Necho e a falta de impactos sobrepostos evidenciam a juventude da cratera. Do mesmo modo que outras crateras de impacto jovens, o interior da cratera Necho é inundado com grande quantidade de material derretido por impacto. O material derretido por impacto é uma lava instantânea, formada por rochas lunares derretidas no momento em que a tremenda energia do impacto que formou a cratera é liberada. As piscinas de material derretido localizadas na base da cratera, atravessam os terraços e fluem pelos flancos. Muitas vezes fluxos distintos podem ser encontrados, fluxos esses que se assemelham àqueles encontrados na Terra. Essa imagem feita pela câmera NAC da sonda LRO mostra fraturas entre 10 e 15 metros de largura, fraturas essas localizadas dentro do material derretido por impacto no interior da cratera que se formaram à medida que esse material resfriou e o interior da cratera sofreu ajustes. A imagem completa em alta resolução pode ser acessada aqui: http://wms.lroc.asu.edu/lroc_browse/view/M103703826LE. Uma imagem da cratera Necho feita pela Apollo pode ser acessada aqui: http://wms.lroc.asu.edu/apollo/view?image_id=AS17-M-1142. Abaixo um trabalho científico que discute a geologia da cratera Necho da Lua.

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/92-Necho-Crater.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.