A Cratera Intrepid Em Marte Fotografada Pelo Rover Opportunity

Na sua jornada em Marte, o rover Opportunity algumas vezes passa por pequenas crateras do Planeta Vermelho. A imagem acima foi feita no ano de 2010 e mostra a chamada Cratera Intrepid, uma cratera com 20 metros de diâmetro. A cor que vocês observam na imagem é uma cor próxima do que chamamos de cor natural, ou seja, como seria a cor se estivéssemos em Marte, observando o planeta com os nossos olhos. Como a cratera é muito grande para se encaixar na imagem, a imagem foi comprimida horizontalmente (mas no final do post você tem a imagem sem a compressão). A Cratera Intrepid ganhou esse nome para homenagear o módulo lunar Intrepid que carregou os astronautas da Apollo 12 e que em 2010 completava 49 anos de seu pouso na Lua. Além da Cratera Intrepid, e de boa parte do frio deserto marciano, é possível ver na imagem ao fundo picos do anel da Cratera Endeavour, que seria então o próximo destino do Rover Opportunity. O Opportunity continua realizando seu belo trabalho de explorar o Planeta Vermelho, e nesse ano de 2018, completou os 5000 dias de trabalho em Marte.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180404.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.