fbpx

A Cratera Iazu em Marte


Com a chegada da sonda robô Opportunity ao anel da Cratera Endeavour, a equipe de ciência da sonda MRO preparou atividades usando a câmera HiRISE para realizar estudos de reconhecimento das crateras ao redor da Endeavour em Marte.

Não muito longe ao sul da Cratera Endeavour, está a Cratera Iazu. As paredes dessa cratera que são exposta de forma melhor do que as paredes da Cratera Endeavour podem fornecer sobre o contexto regional para os estudos que serão realizados pela sonda Opportunity.

Enquanto não se pode ter total garantia de que a sonda Opportunity um dia viajará até a Cratea Iazu, os segredos revelados por essa imagem da HiRISE podem fornecer ideias sobre a estratigrafia e a estrutura da Cratera Endeavour e ajudar a definir a campanha científica da Opportunity na Endeavour.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_023237_1775


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .