fbpx

A Cratera de Impacto de Bigach É Fotografada do Espaço


Algumas crateras de impacto de meteoros, como a cratera de Barringer no Arizona são facilmente reconhecidas devido as suas formas e feições bem preservadas na paisagem. Outras estruturas de impacto, como a cratera de impacto de Bigach no noroeste do Casaquistão, o seu reconhecimento é mais complicado devido a sua idade, às modificações pelos processos geológicos ou mesmo a alteração humana na paisagem.

Com aproximadamente 5 milhões de anos de idade, a Bigach é uma feição geológica relativamente nova. Contudo, processos tectônicos ativos na região têm causado o movimento de partes da estrutura ao longo de falhas, levando a uma aparência angular, parte central da imagem. O anel aproximadamente circular de 8 quilômetros de diâmetro ainda pode ser discernível ao redor do interior relativamente plano.

Em adição às modificações por falhamento ou por erosão, o interior da estrutura de impacto tem também sido usado para atividades agrícolas, como é indicado pela presença de campos de tonalidade marrom-amarelada. Outros campos agrícolas retangulares são visíveis a nordeste e leste. O assentamento próximo de Novopavlovka é visto na parte superior da imagem.

Fonte:

http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=52351


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .