fbpx

A Cratera Berkel Em Mercúrio Quase Três Anos Depois

berkel_3anos_depois


observatory_150105A primeira imagem orbital da sonda MESSENGER, a primeira sonda a orbitar o planeta Mercúrio, mostrava uma grande região do planeta, incluindo a Cratera Berkel (imagem abaixo). Na próxima segunda-feira, dia 17 de Março de 2014, farão três anos desde que a sonda MESSENGER entrou na órbita do planeta mais próximo do Sol. Mais de 200000 imagens já foram capturadas desde então, incluindo essa impressionante imagem da Cratera Berkel, mostrada acima, que apresenta novos detalhes do material escuro de baixa refletância da cratera, escavado durante o impacto que a formou.

berkel_1


Essa imagem foi adquirida como parte da campanha de imageamento da câmera NAC. Quando volumes de dados são disponíveis e o instrumento MDIS não está adquirindo imagens para suas outras campanhas, imagens de alta resolução da câmera NAC são obtidas da superfície de Mercúrio. Essas imagens são desenhadas não para interferirem com observações de outros instrumentos, mas para se ter uma vantagem completa dos períodos durante a missão quando volumes de dados extras são disponíveis.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1350

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo