fbpx

A Cratera Anaxagoras: A Página 1 de Um Livro Sobre a Lua

Um interior rugoso está evidente nessa imagem da cratera Anaxagoras da Lua com feições de albedo variável. A área do pico central aparece desorganizada, e uma cadeia cruza a parte central da cratera  pouco além da sombra do anel leste. No anel sudoeste, próximo à cadeia margem central, uma proeminência de aproximadamente 5 km de comprimento se ergue a 580 metros. Bandas brilhantes que são visíveis sob alta iluminação não aparecem nessa imagem.

Um terraço é visível na parte noroeste da parede da cratera que com um determinado ângulo segue para baixo a uma distância de aproximadamente 30 km  na direção da base sudoeste da base da parede da cratera.

A cratera tem um diâmetro de 53 metros e a profundidade da cratera é de 2700 metros nessa imagem. A perspectiva do limbo, contudo, pode comprometer a confiabilidade dos dados.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/May+20%2C+2011

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.