fbpx

A Cratera Airy-0 Em Marte – A Linha de Greenwich Marciana

Essa bela cratera registrada pela câmera HiRISE da sonda MRO, define a longitude de 0 graus em Marte. Aqui na Terra, o meridiano de 0 graus corresponde ao Observatório de Greenwich, e que é usado como linha de referência para as observações astronômicas.
Essa cratera na verdade está localizada no interior de uma cratera bem maior, a cratera maior é chamada de Cratera Airy, mas à medida que imagens de maior resolução se tornaram disponíveis foi possível observar detalhes dentro da cratera maior e então descobrir uma cratera menor, que é essa mostrada na imagem e que recebeu o nome de Airy-0.

Atualmente em Marte, a longitude é medida de maneira muito mais precisa usando rastreamento de rádio de equipamentos que estão no solo marciano, como o lander InSight da NASA, mas todas as coordenadas são definidas usando essa cratera como sendo o ponto 0 de longitude, ou seja, tudo está centrado nessa cratera.
Essa imagem foi capturada com a câmera High-Resolution Imaging Science Experiment, ou HiRISE que viaja na órbita marciana a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, ou MRO. O mapa está projetado numa escala de 50 centímetros por pixel.
Crédito – NASA/JPL-Caltech/University of Arizona
Fonte:

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo