A Conjunção Tripla do Mês de Março nos Céus de Paris

????Você consegue reconhecer a cidade luz, Paris, na imagem acima? Feita no dia 25 de Março de 2012, do alto dos 210 metros do mirante de Montparnasse, muitos rapidamente identificarão a Torre Eiffel, ou a grande estrutura em forma de domo dos Les Invalides (à direita), ou a colorida linha elevada do metrô, gentilmente se curvando em direção ao centro da imagem. Você pode até mesmo identificar o Arc de Triomphe perto do horizonte à direita da imagem. Embora todas essas maravilhas arquitetônicas sejam exclusividade de quem vive na bela capital francesa, uma cena nessa imagem independe de onde você está no mundo, as luzes celestes perto do horizonte oeste podem parecer bem familiares para você. Como já foi dito aqui quase que diariamente ao longo dessa semana, apresentado em galeria e em fotos espalhadas pelas redes sociais o que estamos vendo acima de Paris é a amável conjunção tripla do brilhante planeta Vênus, na parte superior, Júpiter e a jovem Lua Crescente, conjunção essa que foi visível nos céus ao redor do planeta Terra durante essa semana. O interessante de se observar na foto acima, se comparada com qualquer foto da conjunção feita no Brasil, por exemplo, é a mudança na posição relativa dos astros devido as diferentes latitudes e longitudes de onde o fenômeno foi observado.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120331.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.