fbpx

A Colorida Cratera Atget em Mercúrio

EW0263555194G.3band.mapped.crop

observatory_150105Apesar do planeta Mercúrio não ser conhecido por ter uma superfície especialmente colorida, algumas regiões mostram um forte contraste em cores. Como outras crateras na Bacia Caloris, o interior e o material ejetado da cratera Atget são mais escuros e mais azulados do que as planícies vulcânicas tipicamente marrons. Essas crateras ajudam os cientistas a observarem as variações composicionais em três dimensões com a Bacia Caloris, e fornecem uma maneira para julgar a espessura das planícies vulcânicas, nesse caso, mais de 2 km. Nessa imagem o norte está para cima.

Essa imagem foi adquirida como parte das observações planejadas coloridas de alta resolução. Observações planejadas coloridas são imagens de pequenas áreas na superfície de Mercúrio com resoluções maiores que 1 km/pixel das imagens usadas para o mapa base colorido de 8 cores. Durante o primeiro ano da missão primária da sonda MESSENGER, centenas de imagens planejadas coloridas foram obtidas. Durante a extensão da missão da sonda MESSENGER as imagens planejadas coloridas de alta resolução obtidas pela sonda MESSENGER são mais raras, já que o mapa base de 3 cores está cobrindo o hemisfério norte de Mercúrio com as imagens coloridas de mais alta resolução possíveis.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1081

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo