A Chuva de Meteoros dos Perseidas de 2012 e o Alinhamento Planetário

A chuva anual de meteoros dos Perseidas desse ano de 2012, como observada no céu sobre o estado norte-americano de Ohio, ultrapassou as expectativas. O céu claro, a Lua nascendo mais tarde, Júpiter e Vênus brilhando no céu a leste, e alguns meteoros brilhantes, fizeram dessa noite de observação uma noite memorável entre os dias 11 e 12 de Agosto de 2012, para quem pôde acompanhar o evento. A foto acima mostra três meteoros Perseidas como observados desde a cidade de Dayton em Ohio. Durante o decorrer da noite, o sistema de câmeras que vigiavam o céu registrou 230 meteoros Perseidas. Pode-se notar na imagem acima o domo na parte inferior da imagem que é parte do observatório caseiro do fotógrafo. Ao clicar na imagem é possível acessar a versão anotada da mesma.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/08/2012-perseid-meteors-and-planetary-alignment.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.