A Campanha de Imageamento de Albedo da Sonda MESSENGER em Mercúrio


Uma nova campanha de imageamento durante a missão estendida da sonda MESSENGER em Mercúrio é a de adquirir um mapa global do albedo do planeta. Albedo é um termo usado para descrever a fração de luz que incide na superfície e que é refletida de volta e pode ser medida por um observador, nesse caso o observador é o instrumento MDIS que viaja a bordo da sonda MESSENGER. Em outras palavras o albedo é a refletância inerente do material.

As melhores imagens para discernir as variações de albedo na superfície são adquiridas quando o Sol está diretamente sobre a feição observada, assim essas imagens normalmente são feitas com ângulos baixos de incidência, como a imagem mostrada acima. Essa imagem ilustra a grande variedade de feições com diferentes valores de albedo, como os raios brilhantes da cratera Dominici, o material escuro escavado da cratera localizado a sudoeste da Dominici e o material muito brilhante que existe ali devido às cavidades localizadas no anel e no interior da Dominici. A geração do mapa base de albedo é a maior campanha de imageamento da missão estendida da sonda MESSENGER e irá cobrir a superfície de Mercúrio com uma resolução média de 200 metros por pixel.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=815


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.