A Briga Entre O Claro E O Escuro em Marte

Sombras profundas criam contrates dramáticos entre a luz e a escuridão nessa imagem de alta resolução feita da superfície marciana. A imagem acima foi feita no dia 24 de Janeiro de 2014 pela câmera HiRISE a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter. A cena acima se espalha por 1.5 quilômetros. A imagem foi feita a 250 quilômetros acima da superfície marciana e mostra um campo de dunas numa cratera do hemisfério sul marciano. Capturada quando o Sol estava somente a 5 graus acima do horizonte local, somente as cristas das dunas conseguem ser iluminadas pela luz do Sol. Um inverno longo e frio se aproxima para o hemisfério sul de Marte, e esse inverno mais uma vez criará marcas brilhantes de congelamento sazonal nas dunas marcianas.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180414.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.