A Bolha de Gás Do Centro da Galáxia NGC 4438

bolha_ngc4438

observatory_150105O que está acontecendo no centro dessa galáxia? Uma inspeção detalhada do centro da NGC 4438, como visível nessa imagem colorida recentemente lançada pelo Telescópio Espacial Hubble, revela uma bolha incomum de gás quente e vermelho. Os astrônomos especulam que essa estranha bolha foi criada por um buraco negro massivo que reside ali. À medida que o gás circula o buraco negro, a gravidade e a fricção puxam o gás e o aquecem. Parte desse gás quente então cai no buraco negro, mas não todo. Outra parte fica tão quente que é expelida pelos polos em jatos. Quando esses jatos se chocam com o material próximo, eles aquecem esse material e geram o brilho detectado. A galáxia NGC 4438 localiza-se a aproximadamente 50 milhões de anos-luz da Terra, e a bolha central capturada pelo Hubble mede aproximadamente 800 anos-luz de diâmetro.

Crédito: Jeffrey Kenney (Yale) et al., WFPC2, HST NASA

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.