fbpx

A Beleza Violenta da Nebulosa da Labareda

A brilhante Nebulosa da Labareda, designada como NGC2024, é parte do Complexo de Nuvem Molecular de Orion, uma região de formação de estrelas que inclui a famosa Nebulosa da Cabeça do Cavalo na constelação de Orion localizada entre 900 e 1500 anos-luz de distância da Terra. A estrela brilhante Alnitak, a estrela mais a leste no Cinturão de Orion, emite luz ultravioleta na Labareda e isso choca os elétrons para longe das grandes nuvens de gás hidrogênio, produzindo muito do calor que resulta quando os elétrons e o hidrogênio ionizado se recombinam. Poeira e gás escuro adicional localizam-se na frente da parte brilhante da nebulosa e isso é o que causa a rede escura que aparece no centro do gás incandescente.

Fonte:

http://www.stumbleupon.com/su/1VGXen/www.dailygalaxy.com/my_weblog/2010/04/image-of-the-day-the-violent-beauty-of-the-flame-nebula.html/r:t

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .