fbpx

A Beleza Elusiva das Rádio Galáxias

À medida que os rádio astrônomos vasculham o céu mapeando-0, eles encontram algumas fontes de rádio brilhantes associadas com galáxias distantes. Uma das mais brilhantes foi a fonte de rádio Cygnus A, mostrada acima. A Cygnus A é uma fonte de rádio com duplo lobo. Pode-se notar na imagem de rádio os jatos que emanam do centro da fonte. No centro localiza-se uma galáxia elíptica a uma distância de aproximadamente 200 Mpc. Nessa distância, os lobos são separados por mais de 100 kpc, e eles têm uma luminosidade no rádio de 1045 erg/s, ou seja, 106 vezes mais brilhante que a luminosidade normal de galáxias.

As rádio galáxias, diferente das Seyferts, são normalmente hospedadas por galáxias elípticas. As Seyferts, são também calmas no comprimento de onda de rádio. A M87, a galáxia elíptica central em Virgo, mostrada abaixo, também é uma rádio galáxia. Ela está próxima o suficiente para que possamos examinar seu centro em detalhes, onde nós podemos na verdade ver o jato no comprimento de onda óptico.

Fonte:

http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2011/08/image-of-the-day-the-brilliant-beauty-of-radio-galaxies.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .