A Beleza Azulada da Nebulosa Polaris

Centrada na Estrela Polaris do Norte, essa imagem cobre parte de um complexo de nuvem de poeira difusa que se localiza alta no plano da nossa Via Láctea. A luz combinada das estrelas da Via Láctea são refletidas pelas cirros galácticas empoeiradas, a luz das estrelas refletidas têm o mesmo tom azul das nebulosas de reflexão. Mas essa imagem profunda colorida também registra uma apagada luminescência avermelhada causada pelas moléculas orgânicas complexas conhecidas como PAHs (hidrocarbonetos aromáticos policíclicos), um constituinte comum da poeira interestelar.

Fonte:

http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2011/03/image-of-the-day-the-blue-beauty-of-the-polaris-nebula.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+TheDailyGalaxyNewsFromPlanetEarthBeyond+%28The+Daily+Galaxy%3A+News+from+Planet+Earth+%26+Beyond%29

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo