fbpx

A Bela Nebulosa Planetária NGC 6326 Registrada Pelo Hubble

O Telescópio Espacial Hubble registrou mais uma bela nebulosa no céu. Essa aí é a nebulosa planetária conhecida como NGC 6326, cujo brilho vem da estrela central que está bem perto do final da sua vida.

Quando uma estrela envelhece e a sua fase de gigante vermelha da sua vida chega ao fim, ela começa a ejetar as camadas de gás da sua superfície deixando para trás uma anã branca quente e compacta. Algumas vezes essa ejeção resulta em padrões simétricos e elegantes do gás brilhante, mas no caso da NGC 6326, isso é muito menos estruturado. Esse objeto está localizado na constelação de Ara, a cerca de 11 mil anos-luz de distância da Terra.

As nebulosas planetárias representam uma das muitas maneiras pelas quais os elementos mais pesados que o hidrogênio e o hélio são dispersados no espaço depois de serem criado no coração das estrelas. Eventualmente, alguma parte desse material pode ajudar na formação de novas estrelas e até mesmo de novos planetas.

Essa foto final foi criada a partir de imagens feitas com a Wide Field Planetary Camera 2 do Hubble. As tonalidades vivídas azul e vermelha vem do material incluindo o oxigênio e o hidrogênio ionizado, brilhando sob a ação da violenta radiação ultravioleta da estrela central que ainda está quente.

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/goddard/2017/hubbles-holiday-nebula-ornament

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .