A Bela Galáxia UGC 3855 Registrada Pelo Hubble

A imagem acima feita pelo Telescópio Espacial Hubble mostra algo interessante, você vê, em primeiro plano uma estrela bem brilhante, isso normalmente acontece nas imagens do Hubble, mas a estrela não é suficiente para tirar a atenção do objeto principal da imagem, a galáxia, conhecida como UGC 3855. Mesmo sendo muito brilhante, a estrela não se sobrepõe aos detalhes da galáxia de fundo.

Na galáxia, é possível ver que muitas estrelas jovens e azuis podem ser vistas em toda a extensão dos braços da UGC 3855, que se contrasta muito com as linhas escuras de poeira que também seguem a estrutura espiral. Além das estrelas azuis no braço, e das linhas de poeira, vários outros detalhes da galáxia saltam a vista se você começar a olhar por um tempo para ela, como por exemplo, o que se passa no núcleo dela. Essa galáxia é mais uma grande beleza registrada pelo Hubble nos seus trinta anos de operação no espaço.

Crédito:

Credit:

ESA/Hubble & NASA, J. Walsh

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2105a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.