fbpx

A Bela Galáxia NGC691

Essa imagem mostra a galáxia espiral NGC 691, com detalhes impressionantes e foi feita pela Wide Field Camera 3, ou a WFC3 do Telescópio Espacial Hubble. Essa galáxia é o membro homônimo do grupo de galáxias NGC 691, um grupo que é mantido pela gravidade e que está localizado a cerca de 120 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Objetos como a galáxia NGC 691 são observados pelo Hubble usando um conjunto de filtros. Cada filtro permite que certos comprimentos de onda de luz sejam registrados pela WFC3 do Hubble. As imagens coletadas usando diferentes filtros são então coloridos de forma que as cores correspondam a aquilo que se quer observar e destacar. Combinando as imagens obtidas por cada filtro, se chega a esse resultado que é uma imagem astronômica totalmente colorida de um determinado objeto. E dessa maneira, combinando diferentes comprimentos de onda é possível se ter uma ótima ideia da natureza e da aparência de cada objeto que se está estudando.

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2122a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .