fbpx

A Bela Galáxia Espiral NGC 1032

Essa bela imagem do Hubble, mostra a galáxia, conhecida como NGC 1032. Essa galáxia está localizada a cerca de 100 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Cetus. Embora seja muito bonita, essa imagem talvez não faça justiça a aparência encantadora da NGC 1032. Essa galáxia é na verdade uma galáxia espiral espetacular, mas da Terra, o vasto disco de gás, poeira e estrelas é visto quase que totalmente de lado.

Algumas outras galáxias podem ser vistas em segundo plano nessa bela imagem do Hubble. Muitas estão orientadas de frente, ou com um determinado ângulo de inclinação, mostrando seus belos braços espirais e os centros brilhantes. Essas orientações fornecem um grande detalhe sobre os braços espirais e sobre os núcleos das galáxias, mas para um total entendimento tridimensional é preciso as observações das galáxias que estão de lado. Esse tipo de visão fornece aos astrônomos uma ideia geral de como as estrelas estão distribuídas através da galáxia e permite que eles meçam a altura do disco e do núcleo brilhante das galáxias.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA

Fonte:

http://spacetelescope.org/images/potw1820a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .