A Bela E Impressionante Galáxia NGC 6946

A galáxia NGC 6946 pode ser considerada uma galáxia muito especial para os astrônomos. Só no último século, a galáxia experimentou 10 supernovas observadas, e com isso ganhou o seu apelido, Galáxia dos Fogos de Artifício. Só para você ter um parâmetro para comparar, a Via Láctea tem em média 1 a 2 eventos de supernovas por século. Essa imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble mostra as estrelas, os braços espirais e vários ambientes estelares da galáxia com um detalhe que só o Hubble é capaz de mostrar.

Outra coisa especial da galáxia NGC 6946 é que é uma galáxia que está de frente para nós, e isso é bem interessante para podermos ver em detalhe as estruturas da galáxia. A galáxia é classificada como sendo uma galáxia espiral intermediária e como uma galáxia starburst (ou seja, onde ocorre muita formação de estrelas). Essa classificação significa que a NGC 6946 está entre uma galáxia totalmente espiral e uma espiral barrada, com uma pequena barra no seu centro.

A galáxia está localizada a 25.2 milhões de anos-luz de distância da Terra, na borda norte entre as constelações de Cepheus e Cygnus.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, A. Leroy, K. S. Long

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2101a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.