fbpx

A Base do Monte Sharp Na Cratera Gale – O Destino do Rover Curiosity

A imagem acima mostra uma área localizada na base do Monte Sharp, no interior da Cratera Gale em Marte, um local que possivelmente será explorado pelo rover Curiosity da NASA. Os materiais apresentados com cores mais escuras são depósitos de areia formada por pequenos grãos e transportados com o vento. As áreas mostradas em azul representam rochas ígneas inalteradas, enquanto que as cores mais claras com tonalidades de marrom e vermelho indicam esse mesmo tipo de rocha, porém alterada, pelo que acreditam os cientistas, pela presença de água.

A missão do Curiosity é buscar nessa região de Marte por sinais de que o planeta em algum momento de sua história suportou as condições necessárias para o desenvolvimento da vida como a conhecemos. O rover fará isso examinando os minerais que devem ter sido alterados pela presença de água e a partir dessa análise os cientistas poderão chegar a resultados conclusivos. Estudando a composição química dessas rochas nós teremos ideias e dados nunca antes obtidos sobre como era no passado o ambiente do Planeta Vermelho.

Fonte:

http://www.marstravel.org/2012/10/mars-photo-of-day-10-oct-2012.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .