A Bacia Wang Meng Em Mercúrio Pintada Como Uma Obra de Arte

EW1008743256G.3band.mapped

observatory_150105A Bacia de Wang Meng pode ser vista na parte superior direita da imagem acima. A visão colorida dessa bacia mostra o contraste entre o materila de baixa refletância mais escuro no anel de pico da Wang Meng e os raios brilhantes da cratera que se espalham pelo lado direito da imagem. Enquanto que as cavidades no anel da cratera estão associadas com o material de baixa refletância, como evidenciado por seu brilhante halo azul, os raios brilhantes veem de crateras próximas, incluindo a pequena e recente cratera localizada na parte superior direita da imagem.

A imagem acima foi adquirida como parte da campanha de imageamento de alta resolução em 3 cores do instrumento MDIS. O mapa p[roduzido por essa campanha complementa o mapa base de 8 cores, com uma resolução média de 1 km/pixel adquirido durante a missão primária da sonda MESSENGER, imageando a superfície de Mercúrio em um subconjunto de filtros coloridos com a maior resolução possível. Os três filtros de banda restrita estão centrados nos comprimentos de onda de 430 nm, 750 nm e 1000 nm, e a resolução das imagens varia entre 100 a 400 metros por pixel no hemisfério norte do planeta.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1189

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo