fbpx

A Bacia de Impacto Schrödinger na Lua

A Bacia Schrödinger tem esse nome em homenagem a Erwin Schrödinger que viveu de 1887 até 1961 era físico teórico e recebeu o prêmio Nobel de Física em 1933 pelo desenvolvimento da Equação de Schrödinger e devido a sua contribuição para a mecânica quântica.

Dados da sonda LOLA revelam que a bacia tem aproximadamente 3.3 km de variação no relevo desde o anel que a circunda até o seu assoalho. O anel interno da bacia é claramente visível, bem como pequenas crateras de impacto e cones vulcânicos. O cone acredita-se ser de natureza piroclástica, devido ao halo negro que pode ser visto ao seu redor nas imagens de luz visível. A câmera de ângulo estreito da LRO também capturou uma imagem desse cone. Evidências adicionais para a atividade vulcânica vêm dos canais e do fato do assoalho da bacia ser relativamente horizontal, características comuns encontradas em ambientes preenchidos por lava.


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .