A Anomalia Pioneer

2013_Week_04_b

observatory_150105A sonda Pioneer 10 tem um lugar especial na história da exploração robótica espacial. Lançada em 1972, ela foi a primeira sonda a viajar através do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter e no final de 1973, a Pioneer 10 passou por Júpiter, marcando também a primeira vez que uma sonda visitou um mundo tão distante. Embora sua missão nominal tem acabado em 1997, quando ela estava a 10 bilhões de km da Terra, a Pioneer 10 continua intrigando os cientistas que estudam a chamada Anomalia Pioneer, um sútil, e sem explicação efeito Doppler no sinal de rádio da sonda. Estudos patrocinados pela Planetary Society atribuíram a anomalia uma radiação térmica invisível da sonda. Dez anos atrás, nessa semana que passou, o último fraco sinal foi ouvido da sonda Pioneer 10 quando ela estava a 12 bilhões de quilômetros da Terra, mas de 30 anos depois de ter sido lançada.

Fonte:

http://www.yearinspace.com/the-week-in-space.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.