A Água Antiga do Lago Malawi

Essa imagem do Envista mostra o Lago Malawi no Rift Leste do Grande Vale de Rift, um sistema de falhas geológicas do sudoeste da Ásia e Leste da África. A série de lagos no rift e ao redor dele é conhecida como Os Grandes Lagos da África.

A Lago Malawi também é conhecido como Lago Nyasa, e é o terceiro maior lago da África. Ele ocupa um quinto de Malawi e cria a fronteira natural entre Malawi, Tanzania e Moçambique. A maior parte da terra vista a esquerda do lago pertence à Zambia.

Um dos lagos mais antigos do mundo, o Lago Malawi tem uma história única sem ser interrompida. Sua profundidade de 750 metros isola as águas que formam uma única diversidade de peixes que é popular entre os que gostam de aquários.

O Parque Nacional do Lago Malawi foi designado como um Natural World Heritage Site em 1984 com a sua importância para o estudo da evolução sendo comparada a Ilha de Galápagos.

Essa imagem foi adquirida pelo Medium Resolution Imaging Spectrometer a bordo do satélite Envisat no dia 12 de Outubro de 2010 com uma resolução de 300 metros.

Fonte:

http://www.esa.int/esaEO/SEMMN7ZOBFG_index_0.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo