fbpx
19 de novembro de 2024

Supernova 1987A: O Chandra Faz Uma Imagem De Uma Jovem Onda De Choque Gerada Pela Supernova

A imagem em raios-X feita pelo Chandra da SN 1987A em Janeiro de 200, mostra uma concha de expansão de gás quente produzida pela explosão da supernova. Essa observação e observações anteriores do Chandra em Outubro de 1999 são as primeiras imagens em raios-X já feitas de uma onda de choque depois de um evento de supernova. As cores representam diferentes intensidades da emissão dos raios-X, com a cor branca representando a região mais brilhante.

Observações ópticas da SN 1987A feitas pelo Telescópio Espacial Hubble têm revelado pontos quentes gradualmente brilhantes a partir do anel de matéria que foi ejetado pela estrela milhares de anos antes da explosão. A imagem de raios-X do Chandra mostra a causa desse anel brilhante. Uma onda de choque viajando a uma velocidade de 4500 km/s, está se chocando com porções do anel óptico. O gás na concha de expansão tem uma temperatura de aproximadamente 10 milhões de graus Celsius, e é visível somente com um telescópio de raios-X.

A SN 1987A está localizada na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia próxima que está a 160000 anos-luz de distância da Terra. Embora a SN 1987A foi um evento de violência espetacular nós estamos observando seus efeitos a uma distância segura. Para uma supernova causar danos reais a nós ela deveria ocorrer a uma distância de menos de 100 anos-luz, ou seja, ser mais de 1000 vezes mais próximas que a SN 1987A.

Fonte:

http://chandra.si.edu/photo/2000/sn1987a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo