O helicóptero Ingenuity da Nasa acaba de completar seu 25º voo no Planeta Vermelho , voando mais longe e mais rápido do que nunca.
Em 8 de abril de 2022, o helicóptero de rotor duplo de 1.8 kg decolou da superfície marciana para executar um plano de voo preparado pela equipe Ingenuity no Jet Propulsion Laboratory da Nasa , viajando 704 metros a cerca de 5.5 metros por segundo para explorar o antigo delta de rio dentro da cratera de Jezero.
O novo voo recorde está muito além do primeiro voo do Ingenuity em 19 de abril de 2021, quando o helicóptero pairou apenas por 30 segundos. É também uma melhoria significativa em relação ao melhor voo anterior do Ingenuity em 5 de julho de 2201 , que cobriu 625 metros de solo marciano.
O Ingenuity chegou a Marte em 18 de fevereiro de 2021, transportada pelo rover Perseverance da Nasa. Depois de demonstrar o primeiro voo controlado e motorizado em outro mundo – algo que os cientistas não tinham certeza de que funcionaria até que funcionasse – o Ingenuity serviu como um batedor aéreo para o rover enquanto os dois exploravam a Cratera Jezero. Um local que se acredita ter mantido água, a cratera pode conter sinais de vida marciana passada ou presente – se existe ou já existiu.
A missão Ingenuity, que bate continuamente recordes e suas contribuições para a tecnologia aeroespacial, lhe rendeu recentemente o prestigioso Troféu Collier , um prêmio concedido anualmente para reconhecer as conquistas americanas no setor aeroespacial desde 1911. Os destinatários anteriores incluem Orville Wright (dos irmãos Wright) e a tripulação da Apollo 11.
Fonte: