fbpx

ARIEL – O Novo Telescópio Espacial Que Irá Estudar Os Exoplanetas

A ESA vai construir um novo telescópio espacial, que pode ser conhecido como o James Webb dos exoplanetas. Recentemente, a ESA (Agência Espacial Europeia) assinou um contrato para a construção de um novo telescópio espacial. A data exata do lançamento ainda não é conhecida, mas prevê-se que o lançamento aconteça por volta de 2029. Em qualquer caso, o contrato assinado pela ESA para a construção do telescópio é de 200 milhões de euros.

Espera-se que o tamanho do telescópio seja muito menor do que o Telescópio James Webb, mas talvez ainda mais flexível. A ESA afirmou que seu telescópio se chamará Ariel e deverá estudar a formação de exoplanetas e outros corpos celestes orbitando estrelas em outros sistemas. Assim, o que até agora era um mundo quase impossível de descobrir (exoplanetas) torna-se realidade. Ariel terá missões importantes para estudar a atmosfera dos exoplanetas, estudar a evolução dos exoplanetas e até observar como alguns deles se manifestam em relação ao clima, ao movimento, mas também a muitas outras coisas.

Se até agora, 4.576 exoplanetas confirmados pela NASA foram descobertos, Ariel terá a missão de estudar pelo menos 1.000 deles. Isso significa um passo muito importante no estudo desses exoplanetas, quanto mais o telescópio examina os exoplanetas, mais precisos serão os dados sobre a evolução e a atmosfera dos exoplanetas. A ESA vai assinar o contrato para a construção do telescópio com a empresa com a qual já colabora, a Airbus. Ralph Cordey, que está na Airbus, disse à BBC: “Webb, é claro, é um observatório de propósito geral e fará muitas outras coisas além de estudar exoplanetas. Mas para Ariel – estará totalmente focado neste trabalho. Cem por cento do seu tempo de observação será dedicado à caracterização de atmosferas de exoplanetas, ”

A Airbus e a ESA também planejam construir o telescópio para poder viajar 1,5 milhão de quilômetros da Terra. O nome completo do telescópio, conhecido como Ariel, é: Atmospheric Remote Sensing Infrared Exoplanet Large survey. Este nome e a ideia de desenvolver tal telescópio foram propostos pela primeira vez em 2018, mas não foi dada muita ênfase a ele. Mas agora a ESA tem grandes planos para construir e lançar o telescópio por conta própria, a Airbus e seus 60 parceiros industriais.

Assim, muitos cientistas, pesquisadores, engenheiros aeroespaciais e muitos outros estarão envolvidos no projeto e construção do telescópio, além da enorme equipe de parceiros industriais. Grande ajuda está vindo do Reino Unido que tentará construir e montar a maior parte do hardware do telescópio. Ariel enfrentará condições extremas quando for lançado em 2029, algumas das condições serão ainda maiores do que aquelas que o telescópio James Webb suportará. Assim, o Ariel terá que ser construído para suportar facilmente temperaturas de -230 C (40 Kelvin).

“Vamos construir o telescópio de alumínio, do mesmo material, para que quando passar da temperatura ambiente para algo muito frio – tudo encolha na mesma velocidade; todas as superfícies se deformam juntas. Se estiver perfeitamente alinhado. quando está quente, deve ficar perfeitamente alinhado quando está frio “, disse Paul Eccleston, engenheiro-chefe da RAL Space.

Desejamos à ESA, Airbus e seus parceiros sucesso na criação e construção deste telescópio!

Fonte:

https://www.bailey-universe.com/l/esa-will-build-a-new-telescope-similar-to-james-webb-telescope-in-a-few-years-see-here/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo