O Telescópio Espacial Hubble está indo muito bem para um observatório que passou mais de três décadas no espaço. A NASA anunciou na terça-feira que o Hubble está totalmente de volta à operação depois que um problema com códigos de erro relacionados a “problemas de sincronização com comunicações internas de espaçonaves” apareceu no final de outubro.
A equipe do Hubble passou um tempo solucionando o problema e, aos poucos, trazendo os instrumentos científicos do telescópio de volta ao ar. “A equipe ainda não detectou nenhum problema de mensagem de sincronização desde o início do monitoramento em 1º de novembro”, disse a NASA .
O telescópio entrou em modo seguro e suspendeu as operações científicas quando os erros ocorreram pela primeira vez. Foi o mais recente de uma série de falhas técnicas que surgiram nos últimos anos. Apesar de encontrar problemas – incluindo a necessidade de mudar para hardware de backup no início deste ano – o Hubble conseguiu perseverar.
O telescópio é um projeto conjunto da NASA e da Agência Espacial Europeia. A equipe do Hubble espera aplicar algumas correções de software para que o telescópio continue suas observações, mesmo se o problema de sincronização surgir novamente.
Fonte:
https://www.cnet.com/news/hubble-space-telescope-recovers-from-latest-glitch-gets-back-to-science/