fbpx

Hubble Mostra Em Detalhe Parte da Magnífica Galáxia NGC 4063

Essa imagem mostra um detalhe da impressionante galáxia NGC 4603, que está localizada a cerca de 100 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Centaurus. As faixas brilhantes de estrelas azuis jovens formam os braços da galáxia, que circundam o seu centro luminoso. Os intrigantes filamentos de coloração marrom avermelhada que atravessam os braços espirais são conhecidos como as linhas de poeira, e consistem de densas nuvens de poeira que obscurecem a luz difusa das estrelas da galáxia.

Essa galáxia é um alvo familiar para o Hubble. Nos últimos anos do século XX, a NGC 4063, foi observada em detalhe por sinais de uma classe peculiar de estrelas conhecida como Variáveis Cefeidas. Essas estrelas têm uma luminosidade que é bem ajustada com o período de variação do seu brilho, o que permite que os astrônomos possam com precisão medir a distância da Terra até ela. As medidas de distâncias das Variáveis Cefeidas são fundamentais para que se possa ser possível medir objetos mais distantes no universo e foram através delas que Georges Lemâitre e Edwin Hubble mostraram que o universo estava expandindo.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, J. Maund

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2116a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo