fbpx

Planícies Escuras e Brilhantes Perto da Região de Ganges Chasma em Marte

Essa imagem da câmera HiRISE mostra uma mistura de terrenos brilhantes e escuros localizados ao longo de planícies a oeste da região de Marte conhecida como Ganges Chasma.

A concentração desses pedaços brilhantes adjacentes à antiga cratera de impacto sugere que os pedaços brilhantes poderiam representar material ejetado dela quando a cratera se formou. Essa seria uma descoberta interessante pois significa que diferentes unidades se sobrepões abaixo da superfície que observamos. De modo alternativo, muitas das regiões de planícies parecem ter uma cobertura superficial escura, provavelmente depósitos de detritos eólicos. Onde esses detritos escuros foram removidos pelo vento o substrato brilhante abaixo ficou exposto.

Informações mineralógicas do instrumento CRISM seriam úteis para determinar se os pedaços brilhantes contém minerais indicativos da presença de água como argilas, ou se eles são basaltos produzidos de erupções vulcânicas.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_020061_1720

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo