NOME: Spirit, Mars Exploration Rover A
ENDEREÇO: ”Troy,” 14.6 graus Sul, 175.5 graus Leste, Cratera Gusev, Marte, Quarto planeta rochoso a partir do Sol
OBJETIVO PROFISSIONAL: Investigar a história geológica e climática de Marte, mas gostaria de viajar menos do que no meu emprego anterior
HISTÓRICO COMO TRABALHADOR: Geólogo, meterologista, químico, fotógrafo, alpinista contratado pela NASA, trabalhando no campo desde 3 de Janeiro de 2004
EXPERIÊNCIA TÉCNICA:
- Viajou 7730 metros através da Cratera Gusev, incluindo uma viagem de ré depois que a roda frontal direita parou de funcionar em 2006
- Cruzou as Montanhas Columbia, incluindo uma escalada do West Spur com 30.2 graus de inclinação alcançando 82 metros chegando ao cume do Husband Hill o maior pico localizado nas vizinhanças
- Registrou e enviou 27000 imagens brutas e em 16 cores, registrou mosaicos panorâmicos de 360 graus
- Perfurou 15 rochas alvos e limpou 92 rochas com sua escova
- Sobreviveu a três invernos marcianos com baixa luminosidade e baixa energia para seus painéis solares
MAIORES REALIZAÇÕES CIENTÍFICAS:
- Encontrou evidências de uma explosão ocrrida há muito tempo atrás no platô brilhante conhecido como Home Plate em 2006. Observou grão de material mais grosseiro sobre material mais fino, o que se ajusta aos padrões de acumulação de material caindo no solo depois de uma explosão vulcânica ou explosão de impacto. Dessas rochas algumas nunca antes tinham sido observadas em Marte, revelando assim a violenta história de formação da cratera.
- Registrou alguns filmes dos chamados diabos de vento em movimento em 2005, fornecendo assim a melhor imagem desses efeitos causados pelo vento na superfície marciana.
- Agitou o solo Marciano em 2006 em um lugar denominado Tyrone e observou a presence de enxofre e traços de água. Esse material poderia ser um depósito vulcânico formado ao redor de ventos de gás ou poderia ter sido deixado para trás pela água que dissolveu os minerais no subsolo e evaporou quando aflorou na superfície.
- Descobriu uma surpreendente variedade de rochas nas Montanhas Columbia em 2004, mostrando a complexa história geológica da região. Algumas das rochas mostraram evidências de terem sido alteradas pela percolação de água.
EDUCAÇÃO: Construída e treinada no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia, completou a pós-graduação de maneira online em um processo autônomo com atenção especial reconhecimento de nuvens, navegação e busca de alvos.
OUTROS CONHECIMENTOS:
- Extremamente independente, mas trabalha bem em grupo
- Se adapta bem a ambientes desafiadores
- Ágil com novas mídias, regularmente atualiza sua página pessoa, Twitter e Facebook
REFERÊNCIA:
Steve Squyres, da Universidade Cornell em Ithaca, N.Y., pesquisador científico das sondas marcianas: “A Spirit tem feito um belo trabalho. Devido ao fato da Spirit ter visitado as Monstanhas Columbia, nós sabemso que lá foi um lugar violento, um lugar agitado por impactos e explosões vulcânicas. A Spirit nos mostrou um planeta Marte antigo que é bem diferente do que conhecemos atualmente”.
PRÊMIOS:
2004 Best of the Best – Software do ano da NASA
2004 Best of What’s New Grand Award from Popular Science
2005 Laureates Hall of Fame Award from Aviation Week and Space Technology
2007 Best Corporate/Team Achievement Award at the Sir Arthur Clarke Awards in England
2009 Thomas O. Paine Award for the Advancement of Human Exploration of Mars from the Planetary Society
Fonte: http://spacefellowship.com/news/art18203/curriculum-vitae-spirit-mars-exploration-rover-a.html