fbpx

Missão Europa Clipper Para Europa É Confirmada

Um mundo congelado e oceânico do nosso Sistema Solar que poderia nos dizer mais sobre o potencial para a vida em outros mundos está ganhando os holofotes com a confirmação da próxima fase da Europa Clipper. A decisão permite que a missão progrida para completar o desenvolvimento final, seguido da construção e teste de toda a sonda e de seus equipamentos científicos.

“Estamos todos animados com a decisão de seguirmos com a missão Europa Clipper o que faz com que possamos chegar um passo mais próximo de desvendarmos os mistérios desse mundo oceânico”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado para o Science Mission Directorate da NASA, na sede da agência em Washington. “Nós estamos seguindo no rumo dos insights científicos que recebemos de missões como a Galileo e a Cassini, e estamos trabalhando para avançar o nosso entendimento sobre a nossa origem cósmica e até mesmo sobre a presença de vida”.

A missão irá conduzir uma exploração profunda do satélite de Júpiter Europa e irá investigar se o satélite congelado pode abrigar as condições para a vida. Para desenvolver essa missão de maneira mais eficiente, a NASA está mirando em ter a sonda Europa Clipper completa e pronta para ser lançada em 2023. Porém, a agência também aceita que o lançamento aconteça em 2025.

O Jet Propulsion Laboratory da NASA, em Pasadena, na Califórnia lidera o desenvolvimento da missão Europa Clipper em parceria com o Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory, para o Science Mission Directorate. A Europa Clipper é gerenciada pelo Planeta Mission Program Office no Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Alabama.

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7480

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo