fbpx
27 de novembro de 2024

PROXIMA C – SERÁ QUE EXISTE OUTRO PLANETA EM PROXIMA CENTAURI? | SPACE TODAY TV EP.1790

Curso de Marte!!!

https://academyspace.com.br/marte/

——————————————————————————-

Para comprar o kit especial de aniversário do canal!!!

https://mailchi.mp/bb45a18c3089/4anos

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

——————————————————————————-

Faz tempo que não falamos de Proxima Centauri, não é mesmo?

O nosso querido exoplaneta Proxima b, ainda é foco de muitos estudos, principalmente àqueles ligados com a habitabilidade.

Proxima Centauri, para quem não sabe é a estrela mais próxima de nós depois do Sol, localizada a 4.2 anos-luz de distância da Terra.

É uma estrela do tipo anã vermelha, o que impacta muito os estudos sobre habitabilidade, e foi observada pela primeira vez por Robert Innes em 1915.

Em 2016, astrônomos do ESO anunciaram a descoberta do Proxima b, que é então o exoplaneta mais próximo da Terra.

Só para lembrar também, o Proxima b não foi detectado pela técnica do trânsito, mas sim através da técnica da velocidade radial, pequenas variações causadas no movimento da estrela devido à presença do planeta.

Mas e aí, será que existem outros planetas na órbita de Proxima Centauri?

Essa semana durante apresentações que aconteceram no Breakthrough Initiatives, um grupo de astrônomos anunciou que encontraram evidências para a presença de um segundo exoplaneta ao redor de Proxima Centauri.

Os astrônomos receberam dados do HARPS cobrindo 17 anos de observação da estrela, e nesses dados puderam encontrar variações parecidas com as que foram usadas na descoberta do Proxima b.

De acordo com cálculos preliminares, esse novo exoplaneta teria uma massa equivalente a 6 vezes a massa da Terra e estaria a uma distância de 1.5 UA da estrela.

Esse novo exoplaneta levaria 5 anos para completar uma órbita ao redor da estrela, e devido ao fato de estar muito longe da estrela, as temperaturas seriam congelantes, na casa dos -234 graus Celsius.

Os pesquisadores mostraram a dificuldade de se encontrar um exoplaneta e disseram que embora estejam confiantes, estão cautelosos.

Existem muitas fontes de erros e incertezas.

Eles disseram que dados da missão Gaia poderão ser usados para confirmar ou não a existência desse novo exoplaneta.

Os astrônomos já submeteram um artigo para publicação, mas aguardam a revisão.

Então, vamos fazer nosso papel, especular, e apostar, o que acham, temos ou não um novo planeta orbitando a estrela mais próxima de nós?

#ProximaC #ProximaCentauri #Exoplaneta

Fonte:

https://phys.org/news/2019-04-evidence-planet-orbiting-proxima-centauri.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo