fbpx
27 de novembro de 2024

ATMOSFERA DA TERRA SE ESTENDE ALÉM DA ÓRBITA DA LUA | SPACE TODAY TV EP.1718

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

——————————————————————————-

Até onde vai a atmosfera da Terra? Você já parou para se fazer essa pergunta?

Será que a atmosfera da Terra, vai até, 400 km, 600 km, de altura, você acharia isso razoável?

E se eu te disser, que a atmosfera da Terra, vai bem além da Lua, e que na verdade, o nosso satélite natural está dentro da atmosfera da Terra, o que você acharia disso?

Na verdade, de acordo com um estudo recente, a atmosfera da Terra se estende a uma distância que é quase 2 vezes a distância da Terra até a Lua.

Para fazer esse estudo e chegar a essa conclusão os pesquisadores usaram dados de arquivo da missão SOHO da ESA, uma missão que foi lançada em 1995 com o objetivo de estudar o Sol e que orbita o chamado ponto de Lagrange 1, a uma distância de 1.5 milhão de quilômetros da Terra.

Nessa posição a sonda pode estudar uma região interessante, chamada de geocorona, que é uma nuvem de átomos de hidrogênio onde a atmosfera da Terra se funde com o espaço externo.

A geocorona só é visível em certas épocas do ano e o SOHO com o seu instrumento SWAN estavam no local certo para fazer essa medida.

Essa identificação só possível, pois o instrumento SWAN do SOHO é capaz de medir um comprimento de onda particular da luz ultravioleta chamado de Lyman-alfa, esse tipo de luz só pode ser observada de fora da atmosfera da Terra, e com isso foi capaz de se ver onde a luz Lyman-alfa vai e assim separar a atmosfera da Terra do espaço interplanetário.

Óbvio que a densidade de partículas é muito baixa. A 60 mil quilômetros de altura, é de 70 átomos por centímetro cúbico e na distância da Lua é de 0.2 átomos por centímetro cúbico.

É baixa mas existe.

Essa descoberta só foi possível graças a longevidade da missão SOHO, dados de mais de 20 anos foram usados para que se pudesse chegar a essa incrível conclusão.

Realmente a cada dia, o universo nos surpreende, essa descoberta pode mudar muitas coisas!!!

#AtmosferaTerra #Lua

Fontes:

http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Science/Earth_s_atmosphere_stretches_out_to_the_Moon_and_beyond

https://agupubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1029/2018JA026136

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo