fbpx

Há 40 Mil Anos Ser Humano Já Usava Uma Astronomia Complexa – Space Today TV Ep.1602

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

Quando será que o ser humano começou a se relacionar com a astronomia de forma séria?

Nós sabemos que na pré-história o ser humano já tinha uma relação com a astronomia, o Sol, a Lua, estrelas mais brilhantes e seus movimentos eram usados para marcar datas de plantio, colheita, entender as cheias de rios entre outras coisas.

Porém, pode ser que essa relação com o céu fosse algo ainda mais complexo mesmo para povos muito antigos é o que um estudo mostrou.

Esse estudo mostrou que seres humanos pré-históricos que viveram na Terra, há 40 mil anos atrás já tinham um bom entendimento sobre como as estrelas mudavam de posição no céu.

Existem pistas sobre o conhecimento do movimento de precessão dos polos, um movimento cíclico do nosso planeta que dura cerca de 25920 anos.

Os pesquisadores analisaram várias pinturas paleolíticas e neolíticas, incluindo o sítio conhecido como Lascaux na França.

Animais aparecem nessas pinturas representando constelações no céu noturno que são muito parecidas com as constelações atuais ou os símbolos do zodíaco.

Além disso, muitas das pinturas se ajustam com fenômenos celestes conhecidos como a passagem e a até a colisão de cometas com a Terra.

Em Lascaux, os pesquisadores encontraram pinturas que mostram um homem morrendo, , um bisão, e um pato, tudo isso junto parece apontar para a colisão de um cometa que aconteceu por volta de 15200 a.C.

Em uma outra caverna na Turquia os pesquisadores encontraram pistas do que pode ser o indicativo do choque de um cometa com a Terra, que aconteceu a 12990 anos atrás e que deu início a uma mini era glacial na Terra.

Os pesquisadores argumentam, que até mesmo, a escultura mais antiga conhecida, o Homem Leão da cratera da Alemanha, e que data de 40 mil anos atrás, tem um significado astronômico.

Essas descobertas são muito interessantes, pois mostram múltiplos impactos de cometas com a Terra durante o desenvolvimento da raça humana.

E essas descobertas, podem até mesmo revolucionar a maneira como as populações pré-históricas são vistas.

#40MilAnos #HistoriaDaAstronomia

Fontes:

https://www.iflscience.com/editors-blog/prehistoric-cave-art-shows-ancient-humans-used-complex-astronomy/

https://www.ed.ac.uk/news/2018/cave-paintings-reveal-use-of-complex-astronomy

https://www.athensjournals.gr/history/2018-1-X-Y-Sweatman.pdf

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo