——————————————————————–
**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!
http://www2.spacetodaystore.com
Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!
——————————————————————————-
Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join
—————————————————————————–
Daqui a exatamente 1 mês, a sonda, ou melhor dizendo o módulo de pouso InSight irá pousar no Planeta Vermelho para começar a sua exploração.
A partir de agora vamos falar bastante nela, até para que possamos ter aqui no canal um repositório caso seja necessário buscar alguma informação sobre ela.
Para quem ainda não sabe, o principal objetivo da InSight é explorar o interior de Marte, para isso ela está levando uma série de instrumentos e nesse vídeo nós vamos ver 5 pontos importantes, de como ela irá conduzir a sua investigação científica.
Uma primeira explicação, um lander é um módulo que só pousa no planeta, ele não possui rodas como um rover para se locomover, mas isso não é necessário, dependendo dos objetivos da sua missão.
Parado num lugar você consegue realizar grande pesquisas.
Outra coisa importante sobre a InSight, é que ela é uma sonda geofísica, praticamente, e isso me deixa muito feliz, de poder falar dela, já, que, para quem não sabe eu sou formado em geofísica.
Primeiro Ponto
A InSight irá medir sismos que acontecem no planeta Marte, não importa onde eles aconteçam.
O instrumento que irá fazer essas medidas é o SEIS, Seismic Experiment for Interior Structure.
As ondas sísmicas em Marte podem ser gerados por diferentes processos, e não importa onde aconteça, o SEIS tem uma sensibilidade suficiente para registrar esses sismos.
Ao analisar a velocidade com a qual as ondas sísmicas se propagam pelo interior do planetas, os pesquisadores poderão estimar como é a estrutura interna do planeta e onde aconteceu o sismo.
Segundo Ponto
Ainda falando do experimento sísmico, o sismômetro da InSight é muito sensível, e para que ele faça as medidas sem a interferência de ruídos, os engenheiros planejaram uma proteção para ele.
Essa proteção, será colocada sobre o SEIS e evitará que ventos, poeira, e outros fatores externos interfiram nas medidas.
Além disso ele tem uma cobertura térmica para não sofrer e não se danificar com as mudanças de temperatura.
Terceiro Ponto:
Além do SEIS, a sonda InSight também fará outros experimentos interessantes em Marte.
Um deles, é medir a temperatura do planeta.
E para isso ela está levando um termômetro, chamado de HP3, Heat Flow and Physical Properties Package.
Esse termômetro será martelado em Marte e irá penetrar 5 metros dentro da superfície do planeta.
Quarto Ponto
Para fazer tudo isso, os pesquisadores, precisaram escolhe um local de pouso específico para a InSight.
O módulo irá pousar na região conhecida como Elysium Planitia, essa região fica perto do equador marciano e é uma região bem plana.
Estima-se que a InSight forneça uma grande quantidade de dados, pelo local onde ela vai pousar e pelas características de todo o resto.
Quinto Ponto
O terceiro experimento que a InSight irá fazer será medir a variação na rotação do planeta.
Isso será feito com o instrumento chamado RISE, Rotation and Interior Structure Experiment.
A InSight tem duas antenas da banda-X que serão usadas para enviar sinais para a Terra, e como a sonda estará parada essas medidas de variação na rotação serão feitas com os sinais de rádio enviados para a Terra, e assim será possível identificar as variações.
Isso é importante, pois essas variações na rotação é que indicam se o núcleo de Marte é líquido ou sólido, e isso que indica como é o campo magnético do planeta.
Na próxima semana, dia 31 de Outubro, a NASA fará uma videoconferência para se preparar para o pouso da InSight e eu estou interessado em transmitir.
Então, se você achar que é uma boa ideia, coloque a #InSightSpaceToday nas redes sociais, Instagram, Twitter, Face, e aqui no youTube que dependendo do número de aceites eu faço a transmissão.
#MeetESO
Fonte:
https://www.nasa.gov/feature/jpl/nasas-insight-will-study-mars-while-standing-still