Esse conjunto de imagens animadas mostra a sonda da NASA OSIRIS-REx, destacada em vermelho, à medida que ela se aproxima da Terra, para a manobra de assistência gravitacional que acontecerá em 22 de Setembro de 2017. Para melhorar a visibilidade, as imagens foram invertidas, com relação ao preto e branco. As imagens foram feitas no dia 2 de Setembro de 2017 pelo Large Binocular Telescope Observatory, localizado no Monte Graham no Arizona. Essa é a primeira imagem da sonda feita da Terra, desde o seu lançamento a exatamente 1 ano atrás, no dia 8 de Setembro de 2016.
A sonda OSIRIS-REx que estava a aproximadamente 12 milhões de quilômetros de distância quando a imagem foi feita, aparece com uma magnitude aproximada de 25.
O Large Binocular Telescope é um par de espelhos com 8.4 metros de diâmetro cada, montado lado a lado na mesma montagem, que podem trabalhar juntos e fornecer uma resolução equivalente à de um telescópio de 22.7 metros de diâmetro. O telescópio normalmente conduz imageamento de objetos mais distantes, mas essa foi uma boa oportunidade para olhar para a OSIRIS-REx com um par de câmeras de vasto campo, uma por espelho, enquanto a espaçonave se aproxima da Terra para ganhar um impulso gravitacional. Durante essa manobra, a sonda terá a chance de mudar sua trajetória e ser ajustada para ir na direção de encontro com o asteroide Bennu, onde ela irá coletar material da sua superfície e retornar para a Terra em 2023. O Large Binocular Telescope tem sua sede no campus da Universidade do Arizona em Tucson.
A equipe da missão OSIRIS-REx está coletando outras imagens da sonda feitas por observatórios em outros locais do mundo, durante esse período, entre 10 e 23 de Setembro de 2017, o que irá depender do local e das condições. Qualquer pessoa ou grupo que fizer uma imagem da OSIRIS-REx pode submetê-las para o site oficial da missão, onde as instruções para localizar a sonda no céu também estão disponíveis.
Para mais informações sobre a missão OSIRIS-REx, visite:
www.nasa.gov/osirisrex e www.asteroidmission.org
Para mais informações sobre o Large Binocular Telescope, visite:
Fonte: